segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Europa Central, parte I-Hungria, o Império da Sissi

Budapeste


Vou começar hoje a contar a minha viagem por países da Europa Central. Para começar em cheio vou falar de Budapeste, para mim a mais linda das cidades que visitei.
Budapeste é a capital da Hungria que é talvez dos países que mais território perdeu graças às invasões e às alianças que fez com os alemães, nomeadamente com Hittler, durante as 1ª e 2ª guerras mundiais.Há quem não aprenda com os erros. A Hungria é talvez o único país no mundo que pode afirmar que faz fronteira com as suas próprias terras...
Budapeste é uma cidade lindíssima. Dividida pelo rio Danúbio, temos Peste de um lado e Buda do outro.

Vista panorâmica do alto do Monte de S. Gerardo sobre Budapeste

Em Peste encontramos os monumentos mais bonitos, a ópera, o parlamento, o castelo do conde Drácula, a Basílica de Stº Estevão. Em Buda, o Bastião dos Pescadores, a Igreja de S. Matias e várias vistas panorâmicas dignas de registo fotográfico. Do alto do monte de S. Gerardo, que foi condenado à morte e atirado do alto da colina dentro de um barril com pregos, sim eram bonzinhos os húngaros, temos a mais linda vista sobre Budapeste.

Palácio do Conde Drácula, Peste , by night

A melhor parte da visita a Budapeste foi sem dúvida o almoço a bordo do Kek Duna (Danúbio Azul) onde para além de nos deliciarmos com um magnífico vinho verde e um belo repasto digno de um rei, tivemos o privilégio de poder desfrutar de uma vista magnífica das duas partes da cidade e das pontes fantásticas que as ligam. A mais famosa de todas, a Ponte das Correntes, foi mandada iluminar por Sophia Loren para festejar um dos seus aniversários. Durante o Verão a ponte é encerrada ao trânsito e todas as noites são realizadas grandes festas. No fim de semana, à tarde, pudemos assistir a uma das provas eliminatórias da Red Bull, com aquelas avionetas fantásticas a fazerem acrobacias e a passarem por debaixo da ponte.


Parlamento, Peste , visto do Danúbio

Uma curiosidade histórica digna de uma revista cor de rosa: A princesa Sissi tinha na Hungria o seu cantinho favorito...e o seu amante, o conde Andréssi...No entanto, apesar de passar grande parte da sua vida na Hungria, porque não se dava bem com os ares da corte austríaca, não há uma única imagem ou retrato da Sissi na Hungria porque foram proibidas pela sua sogra a Rainha Sofia, com quem mantinha uma relação muito difícil. Diz-se que ela era tão linda que a partir dos 30 anos não permitiu ser retratada em nenhum lado para que não houvesse registo nenhum dela já "velha". Era pouco vaidosa portanto! É o primeiro caso de anorexia conhecido na história da monarquia, tinha 1.70m e pesava apenas 42 kgs. O Xico Zé, ou seja o imperador Francisco José, que até gostava de ser corno, até lhe mandou construir um palácio na Hungria, apesar de raramente lá ir, para que a sua amada imperatriz estivesse bem instalada. Isto nos nossos dias era caso para "O Crime", não acham?


Bastião dos Pescadores, Buda


Fofocas à parte, adorei a passagem por este belo país. É uma cidade extremamente limpa, os monumentos estão a ser constantemante limpos, devido à poluição causada pelo fumo do carvão que serve de principal meio de aquecimento no Inverno, quando as temperaturas atingem os 20 graus negativos. Não há ar condicionado nos edíficios, o que nos dias de Verão com temperaturas que rondam os 40 graus se torna um pouco difícil para quem não está habituado e mesmo para quem lá vive.

Ópera de Budapeste, presente do povo húngaro a Sissi

De resto é difícil perceber como é que num país em que um café custa por norma 2,5euros ou mais, se consegue sobreviver com um ordenado mínimo de 250 euros. Eu claro, logo muito curiosa quis saber quanto ganha um professor. Tive que me sentar quando a nossa guia disse que em fim de carreira tanto um professor como um médico ganhava cerca de 500euros, uma vez que tanto a educação como a saúde são totalmente gratuitas. Para conseguirem sobreviver os jovens alugam apartamentos em grupo pois a renda é cerca de 500 ou 600 euros e têm vários empregos, caso contrário torna-se tudo muito complicado.Irra...Hungria só mesmo de férias...

Agora perguntem lá como sei tanta coisa??!!!Graças à nossa bela guia, a Linda, que para além de ser uma menina muito simpática é a melhor guia que já tivemos até hoje.

É o que as viagens têm de bom, conhecem-se locais fantásticos e pessoas ainda mais...


Amanhã, Bratisláva e Viena...

20 comentários:

WOLF disse...

Que belas fotos e que saudades de Budapeste(tenho uma foto quase igual)lol.
Aimda bem que te divertiste e gozaste esse tempo,bem vinda linda.
Tens la um slo no meu blog para ti que foi dado enquanto estavas de ferias,lol.

beijinhos

Unknown disse...

Gandalf:
Já estava a estranhar não teres aparecido no meu cantinho. Já tinha saudades. Vou já lá ver.

Beijinhos grandes

Unknown disse...

Gandalf:
Ainda não te perguntei. Vais ao cumbíbio da D. Antónia?

Puszi(beijinhos em húngaro)

pieces of me (Luna) disse...

E eu k axava k portugal andava mal... 250euros? nao da mesmo para nada :S
E essa princesa sissi..era fesca era XD
de resto, as fotos ao lindas =) adorei a descriçao..da vontade de fazer uma visitinha =)

Linda, tens mesmo k me exlikar como +e k se esticam 250euros...lol..bjinhuu

pieces of me (Luna) disse...

mais uma coisa, coisinha boa =)
msn nao ha??? lolol...keria tagarelar contigo... ou sera k eu estou um bokadinho fora deste mundo, e os blogers nao se contactam fora do proprio blog?? tens k me explikar mais destas coisinhas, como se eu tivesse 6 aninhos....por favor sra professora =)

bjinhu angelical XD

Unknown disse...

Luna:
Como se esticam 250euros não sei,só sei k não me tou a ver trabalhar por aqueles lados. Claro k há msn. A malta mais chegada até passa férias juntas e tudo...amizades para a vida...
Vai lá ao teu cantinho k dou-te mais uma prenda, hj é Natal.

Bjokas, linda!

Rocket disse...

ok. está feito.

uma máquina de café expresso, 200 kg de café, 3 kg de viagra...hum... e uma conta num banco húngaro para onde me transfiram a reforma.

será que daqui a vinte anos acabaria lá bem os meus dias? : )

bjos

Unknown disse...

Rocket:
Só tu para me fazeres rir a esta hora da manhã,eh,eh,eh...
Já te reformas daqui a 20 anos?Ena tb quero...eu nem sei se vou ter direito a reforma daqui a 30.

Bjokas

Ana disse...

Xiiiii,até fiquei contente de viver em portugal...

Unknown disse...

Grafonola:
Nem sabes o k me aconteceu.Acordei hj com a minha mãe a chamar-me k o cão tinha apanhado 1 piri. Fikei toda contente, era mais um para a colecção.Qd vou meter o piri na gaiola vejo k um dos ninhos tava mal colocado. Comecei a contar,1,2,3,4,5,6...e o 7?Conclusão o piri era um dos meus e em vez de lucro fiquei no prejuízo pk a piri amarela foi-se. A esta hora deve andar na marmelada com algum pardal...A cabra...
Acho k os piris se andam a amotinar...

Bjokas

Maísa disse...

Olha minha querida não conheço, mas aguçaste-me a curiosidade em conhecer.
Beijinhos.

Unknown disse...

D.Antónia:
Experimenta, há circuitos de 4 dias par Budapeste. Aconselho a qualquer pessoa, é uma cidade linda.

Bjokas

P.S.A essência é tunisina eh,eh,eh. À Turquia ainda não fui,ainda...

João Videira Santos disse...

Budapeste...Na verdade uma cidade lindissima. A "união" do Buda com o Peste, resulta. Em Portugal, uma união tão evidente, só se for em Alcobaça. o Alcoa com o Baça. Salvaguardando o cosmopolitismo das referidas.

Ana disse...

Xiii, e eu já toda contente a pensar que o piri que o teu cão apanhou era o meu!!! e que assim estaria em boas mãos!! caraças dos bichos pah.

há um mito, que não sei se é veridico porque nunca vi, que os piris que fogem das gaiolas vão dar à costa (quando não ficam pelo caminho ou vão parar à gaiola de alguem) e vivem juntos em bandos.

WOLF disse...

Zabour,minha linda,estou a fazer tudo o que posso para ir,saberei mesmo no final desta semana,mas quase,quase de certeza que devo ir,falta só um "cadinho"para poder ir,lol


beiijos linda

Unknown disse...

João:
Bem vindo ao burgo.Realmente Budapeste foi uma boa surpresa para mim, eu até nem estava com vontade de ir, mas ainda bem que fui.

Bjs

Unknown disse...

Grafonola:
Não vais acreditar, mas a primeira coisa que disse à minha mãe foi exactamente isso:"Olha, é o piri da Grafonola!", a mulher olhou para mim como se eu estivesse doida.Ainda por cima era o azul, deve ser característica dos piris azuis, amotinarem-se...

Bjokas

Unknown disse...

Gandalf:
Se só falta um bocadinho come um danoninho, talvez resulte.
Eu faço uma forcinha daqui...

Bjokas mágicas

Safira disse...

A Sissi era putéfia??? Estou chocada!
.
..
....
...... (isto é o choque, compreendes...)

Bom, as tuas fotos e descrição são de querer fazer já as malas.

E eu também pensei logo que o piri era o da Vani. Como vês, não estás só na insanidade.
E estás proibida de levar a porra da essência para o cumbíbio!
Beijos

Unknown disse...

Safira:
E das grandes, para além de ser uma vaidosona, vê lá k a gaja tinha k ter sempre espelhos à volta dela para se estar sempre a compor mas tinham k ser espelhos k a fizessem parecre mais magra, a anorética...

Bjs redondinhos