quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dirofilariose: positivo


“Dirofilariose, ou o parasita do coração, é uma doença parasitária dos cães, podendo também afectar os gatos. O parasita responsável da dirofilariose é um nemátodo chamado Dirofilaria imitis. É um determinado tipo de mosquitos que transmite ao cão as formas larvares do parasita. Estas migram através da pele e da musculatura, penetram nos vasos sanguíneos e finalmente alojam-se no ventrículo direito, na artéria pulmonar e na veia cava. Dependendo do grau de infestação, os parasitas poderão provocar uma redução considerável da função cardíaca, dificuldades respiratórias e uma tosse crónica.”


Quando o comprei ele era tão pequenino que cabia dentro de um gorro de lã que arranjei à pressa e que lhe serviu durante algum tempo de cama.
Sempre foi o mais reguila, o mais comilão, o mais rezingão…
Quando lhe apareceu aquele alto na pata o vet disse que era uma massa de gordura, que não me preocupasse que depois desaparecia. O certo é que não desapareceu, apareceu na outra pata em forma de ferida.
Visita de urgência à clínica, resultado: Dirofilariose.

Vet: Não faz a prevenção? Sabe que vive numa zona de risco?
Eu: Sim, eu sei mas o seu colega disse que não valia a pena fazer durante todo o ano. Que fizesse só na estação das chuvas e da concentração de águas paradas!
Vet: Ai, foi?! Mas olhe que eu nunca aconselho isso!
Eu: Isso quer dizer que os outros também podem estar infectados?
Vet: Sim, se o mosquito também lhes tiver picado.

Quase desmaiei no momento, de repente vi todos os meus baubaus a morrerem de uma doença estúpida que o outro vet tinha banalizado.
No dia seguinte, quase sem dormir lá fui eu de são bernardo, labrador e bichon ao vet fazer-lhes o teste…deu negativo a todos, ao menos isso…
O Benny inicia o tratamento com os injectáveis para a semana, na pior das hipóteses pode ter uma trombose porque se os parasitas forem adultos ao morrerem podem bloquear a corrente sanguínea.
Coitadinho do meu bichinho…Estou cheia de medo que o pior aconteça…

Beijinhos meus e umas lambidelas doentinhas do Benny que anda tão murchinho que parte o coração ao mais insensível dos humanos.

9 comentários:

Parisiense disse...

Como eu te entendo....cada vez que a m/cookie fica doente ou deixa de comer (nem que seja só porque não lhe apetece) lá estou eu qual mae aflita a levá-la ao veterinário.
Não posso ver os animais sofrerem.

Mas vai melhorar vais ver....os tratamentos vão fazer efeito.
Beijokitas

Aguarelas. disse...

Oh, espero que ele fica bem rápido. :/ *

Ka disse...

querida amiga,

PEnsamento positivo!!!!! Estamos todos aqui a torce para que tudo fique bem portanto nada de futurulogia.

As melhoras e ânimo :)

Beijinhos e bom fim-de-semana

ps - o desafio foi aceite, só precisod e ter um tempinho para o conseguir fazer :P

Safira disse...

Tadinho do Benny...está mesmo com ar tristonho. Mas de certeza que ia gostar que a sua dona não estivesse triste também.
Ó linda, eles são fortes, mas precisam da tua força também, certo? ;)
Vais ver que os bichos malvados morrem e o Benny vai volta a ficar em forma.
Tem 3 gatos e 2 cães a torcer por ele, aqui a sul, tá?
Beijo grande

Ana disse...

Ooooh, zabour :( tadito do bichinho :( estapor desse veterinário!!! eu iria lá dizer-lhe umas quantas!!!! :( mas, pensamento positivo! Transmite esse pensamento positivo para o teu beubeu, para ele se sentir com forças e lutar contra essa bicheza nojenta. Estamos todos a enviar energia positiva!:) força benny! força zabourita!

Unknown disse...

Queridos amigos:
Vocês nem imaginam como é triste sentir que um animal está a sofrer. Ele coitadinho não se queixa, nem dos 5 comprimidos que lhe tenho que dar por dia, coitado. Mas procura a nossa companhia como se isso lhe aliviasse um bocadinho a dor, ele que sempre foi o mais desligado.
Nem quer dormir na sua camita, o capacete também não ajuda muito. Anda aos encontrões com tudo e mais alguma coisa.Optou por dormir na garagem onde pode esticar-se à vontade sem o impedimento do colar.
Sente-se já a dificuldade que tem em respirar, nem quero pensar se a a coisa dá para o torto. A última vez que me morreu um cão, chorei durante uma semana. Uma são bernardo com 1 mesito...nem imaginam, foi uma situação dantesca, eu a levá-la para o vet e a sentir que ela não ia voltar com vida e ela a olhar para mim como a despedir-se.ainda hoje me lembro do seu olhar...Enfim, não vai ser nada e a vossa energia vai ajudar o meu rufia.

Obrigada por mais uma vez me demonstrarem o vosso apoio e carinho. Vou dando notícias.

Bjokas e bom fim de semana

Helena disse...

Não podia deixar de comentar, para te dizer que te entendo muito bem!
Tenho 2 cãezinhos e uma gata, meus bébés queridos, e quando algum está doente, fico tão mal, pára tudo na minha vida.
Já perdi uma gatita e foi um luto que fiz.
O amor que lhes damos, tb ajuda mto a recuperar.
Qd usam o colar ficam deprimidos, acho que se sentem ridículos, além do desconforto. Ficam desorientados e vão contra as coisas, não te assustes por isso.
Vai tudo correr bem!!!
Beijos meus e dos meus bichinhos :)

Rocket disse...

~´oóóóó´


tadinho, as melhoras deleestou moto de saudades dos meus gatinhos

beijinhos

Anjo De Cor disse...

ohhhhhhhhhh, rápidas melhoras ;)
Beijinhos ;) e custa muito ver os animais sofrer ...
Sónia