quinta-feira, 17 de julho de 2008

O peso da alma...


Hoje acordei com uma tristeza no coração.
Levantei-me, arrastei-me pela casa, como se aquele peso não me deixasse caminhar...
As lágrimas começaram a cair e eu sem sabes porquê tentei dar uma explicação para o facto de logo ali, ao levantar, me sentir tão angustiada...


"É do cansaço, de certeza!" pensei eu, tentado desculpar a minha fraqueza matinal...
Há dias, talvez semanas, que aguardo pacientemente por uma notícia, um sinal de que algo vai mudar...mas esse sinal não chega...o desespero aumenta...


Por entre noites mal dormidas, cansaço do trabalho, ando exausta...cansada...desmotivada...


Precisava sair daqui já...imediatamente...pegar no carro e seguir sem rumo para algum lugar bem longe daqui. Um lugar onde possa ser feliz...um lugar onde nada mais importe...onde tudo brilha, onde o sol uma vez na vida sorri apenas para mim...onde caminho na água e não tenho medo de me deixar levar pelo baloiçar das ondas.


Penso na minha vida e no que consegui até aqui, no que eu achava que me podia fazer feliz, um pouco...
Chego à conclusão que já nada me faz sorrir como dantes.
Sabes o que mais prazer me dá na vida?Um sorriso, rir e sorrir, dar uma gargalhada e partir...para longe...sem rumo...


Aqui há anos cruzei com alguém por um desses caminhos atribulados da vida, alguém que tal como eu, agora, andava perdido...
Perguntou-me:"Como consegues?". Eu fiquei ali a olhar para ele/ela, não interessa, sem perceber muito bem o que queria dizer com aquilo.
Por fim, depois de perceber o meu ar de quem não estava a entender, prosseguiu: "Como consegues estar sempre a sorrir? De certeza que tens momentos em que te apetece fazer exactamente o contrário!"
Aquelas palavras deixaram-me pensativa, por alguns instantes...efémeros...
Depois achei que não valia a pena dar importância, que devia ser algum(a) ressabiado(a). Li esta palavra num post da minha amiga Safira e adorei, já há algum tempo que não me lembrava dela, da palavra, claro!!!


Hoje percebo perfeitamente o que querias dizer naquele dia, amigo/amiga, não importa...
Os estados da alma são imensos, nem sempre os mais brilhantes, os mais puros, os mais bonitos de se ver...de se sentir...


Quando a alma acorda, pesada, triste...o nosso coração dá o primeiro sinal e não há sorriso que aguente muito tempo...
Ñessa altura, o coração manda um recadito aos olhos dizendo que a alma está carregada e que precisa aliviar o seu fardo. Os olhos então deixam as lágrimas, que purificam a alma e a tornam mais leve, mais brilhante...mais tolerante...


1 comentário:

Safira disse...

Isso é uma ciência que não está ao alcance de todos, Zabour... é preciso muita força para rir quando o coração está prestes a rebentar. Eu já vi que tu a tens, por isso, sei que vais ficar bem. Tem mesmo de ser, linda. Só temos esta vida. Não há tempo, nem pachorra, para tristezas.
Beijos e bom fds!