sábado, 26 de julho de 2008

Bicharada de duas asas e algumas barbatanas...

Já vos falei dos meus bichos de quatro patas. Para evitar ciumeira, achei por bem escrever um post sobre os meus não menos importantes bichos de 2 asas e algumas barbatanas que é como quem diz, os meus pássaros e os meus peixinhos. Desde pequena que sempre tive uma enorme paixão por animais, não por todos, é certo, mas por cães, gatos, peixes, ursos...
Quando tinha mais ou menos quinze anos tive o prazer de passear durante uma tarde com um leão bebé ao colo.

Era a mascote do circo da feira de Setembro, em Moura. Eu e a minha amiga Elizabete namorámos o pequenino desde o primeiro dia em que o vimos ao pé da sua mãe. Acho que o dono do circo se apercebeu logo de imediato do fascínio que sentimos ao ver aquela criatura tão linda.


Um dia, quando falávamos com o filho mais novo do Big Boss, que era mais ou menos da nossa idade, ele, o dono, aproximou-se de nós e disse: "Raúl, pega no leão bebé e vai passear um bocado com estas meninas enquanto fazemos o ensaio com a mãe!"

Nem queriamos acreditar!!!Passeamos todo a tarde pelas ruas estreias da vila, vaidosas da nossa pequena mascote. Todos ficavam admirados ao nos ver passar e ele, o pequenote, parecia já entender que era uma estrela e colocava-se em posição de destaque no nosso colo.



Foi uma tarde inesquecível.Mas não pensem que gosto de todos os animais. Há aqueles que eu ainda hoje não entendo o motivo da sua existência, cobras, lagartos e tudo o que rasteja , são de facto bicharocos que não me atraem de todo, ught, só de pensar me arrepio.

O ano passado, no jardim zoológico, na Tunísia, tive um encontro imediato com alguns desses bicharocos, ao longe claro, porque se vê-los detrás dos vidros já me arrepia, imaginem perto de mim a tocar-me...é que nem pensar! R grande susto, não foi?
Mas, os meus bichinhos são diferentes. Tenho agarpónis, canários, periquitos, canários moçambicanos e peixinhos de aquário, 2 sobreviventes que encho de comida todos os dias com medo que morram à fome, apesar de me dizerem que só os devia alimentar 1 vez por semana...imaginem, coitados, vocês gostavam de comer só uma vez por semana?


A minha mãe sempre me disse que não queria pássaros em casa, que dão muito trabalho, que quando tivesse a minha casa que cuidasse deles. E foi o que fiz...


Levanto-me todos os dias mais cedo uma hora para deixar a bicheza toda preparada. Mudar a água dos bebedouros, das banheiras, colocar ração, papa amarela, pedaços de maçã...Enfim, uma parafernália de coisas que já tenho sistematizadas e que não custam nada. Aliás, eu diria que é a minha terapia matinal, para começar bem o dia.


Aqui há anos, deram-me um hamster, o Guterres, não se riam, quem mo ofereceu fez questão de o baptizar assim, não tenho responsabilidade sobre isso. Na primeira semana andava nos meus braços, no ombro...depois de ir passar o fim de semana a casa, no Alentejo, a viagem parece que não correu muito bem, tornou-se num serial killer. Ai de quem ousasse perturbar o seu descanso, tocar-lhe ou invadir os seus aposentos, levava uma trinca raivosa que levava dias a sarar e doía como o raio. Que o diga o meu dedinho que ainda tem uma microscópica cicatriz da fúria do bicho.


Morreu quando me mudei para a Figueira, quase ao mesmo tempo da minha Teresa Vanessa, de quem já vos falei noutro post. Foi um mês muito triste...

Bem, tristezas à parte, aqui vos deixo com os meus pequenitos, os que faltava mostrar. Espero que gostem!
P.S. Ficou a faltar a foto dos canários que são uns verdadeiros Pavarotis, mas os gajos não ficavam quietos e não me pareceu bem colocar aqui uma foto de uma manchas amarelas e cor de fogo. Também faltam os gatos, que são uns interesseiros e só aparecem quando têm fome. Mas esses têm 4 patas, por isso fica para a próxima!

6 comentários:

Anónimo disse...

To the author of this blog,I appreciate your effort in this topic.

Anónimo disse...

Sorry if I commented your blog, but you have a nice idea.

EboRâguebi disse...

Um homem com o dom de ser homem! Sou um homem, em toda a sua magnitude da palavra! Não me dêem fórmulas certas. Porque eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que tenho que fazer porque vou seguir o meu coração. Não me façam ser quem não sou, não me convidem a ser igual, por que sinceramente sou diferente. Acredito no meu amor e nos meus valores pessoais! Falo, faço e assumo! Sou intenso! 100% Homem, 100% Menino, 100% Tudo. Desfaço-me, Mas refaço-me!...Pois Deus está sempre comigo! Sou Audacioso! Corajoso! Ousado! Porque o mundo pertence a quem se atreve!

Veja o meu Blog.

Unknown disse...

Olá, eborâguebi!
Já vi o teu blog, tens fotos muito bonitas.
Podes continuar a deixar coments no meu blog, mas o de hoje já tinhas deixado noutro post.

bjs e vai dando notícias
p.s. vou adicionar-te na minha lista de blogs, ok?

Ana disse...

E eu que pensava que a safirita é que tinha um zoo privado em casa!! =DDDDD

Espectaculo de zoo, o teu!! :))) Essa quintinha é deliciosa!!!! que invejaaaaaaaa! =))))

Não aprecio muito os agapornis, pq os que tive só deram chatices...os gajos juntavam-se para caçar piris...mas uma vez entrou uma cobra na gaiola da passarada que o meu pai tem, e os gajos mataram-na!!! são um cadito mauzinhos...e os machos, sempre à bulha uns com os outros e a matarem-se!! :S

Unknown disse...

Ena...Eu não sabia que eles eram assim tão maus...
Só tenho dois, um casal, mas acho k são irmãos, a gaja tá sempre dentro do ninho e ele cá fora a faer uma chiadeira infernal.Bem...Essa da cobra impressionou-me...bolas

Bjokas e bfs